Baião de dois


 

Baião de dois

 

Os cearenses criaram esta mistura juntando as duas preferências nacionais: o arroz e o feijão. Esta receita é muito apreciada no Nordeste brasileiro e se você quer dar um toque regional a sua reunião não deixe de servi-la a seus convidados e depois esteja preparada para agradecer aos elogios.

 

Rendimento: 8 porções.

 

Ingredientes:

 

200 g de bacon picado

100 g de linguiça tipo calabresa picada

100 g de linguiça tipo paio picada

250 g de carne-seca ou charque

12 xícaras (chá) de água

1 kg de feijão-de-corda ou feijão carioquinha

300 grs. de arroz

3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou comum

2 dentes de alho amassados

1 cebola média picada

1 pimentão vermelho picado

250 grs. de queijo coalho

sal e cheiro verde a gosto

 

Modo de Fazer:

  1. Corte a carne-seca ou o charque em cubos e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água várias vezes para tirar o excesso de sal.
  2. No dia seguinte, escorra a carne-seca e coloque em uma panela com 6 xícaras (chá) de água e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até ficar quase macia. Retire do fogo, escorra e reserve.
  3. Em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e frite o bacon, a calabresa e o paio por cerca de 10 minutos ou até dourar.
  4. Acrescente a carne-seca, o feijão-de-corda e o restante da água e misture bem. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 1 hora ou até o feijão-de-corda começar a ficar macio. Retire do fogo e reserve.
  5. Em outra panela, leve ao fogo o restante da manteiga e refogue a cebola e o alho por cerca de 5 minutos ou até a cebola ficar macia.
  6. Acrescente o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e um pouco transparentes. Retire do fogo e coloque o arroz na panela com o feijão-de-corda e volte ao fogo, caso seja necessário, adicione mais água quente.
  7. Tempere com o sal, misture e cozinhe por mais 25 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o pimentão, o cheiro verde e o queijo coalho, misture bem e retire do fogo. Sirva em seguida.

Fonte : Delicia da Vila – Chef César Bastos

baiao

 

Nenhum comentário

Adicione o seu