Vamos beber mais água hoje?


Vamos beber mais água hoje?

A água é a nossa maior fonte de vida. É extremamente importante para a nossa saúde, pois mantêm o organismo em equilíbrio. Além de manter o organismo hidratado, a água ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade.

A água também diminui o volume do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica.

A água é a substância mais abundante do corpo humano, é um componente essencial de todos os tecidos do organismo.

Benefícios da Água

  • Hidrata o corpo, pele e cabelos.
  • Mantém o intestino funcionando com regularidade.
  • Reduz infecções, pois facilita o transporte de minerais como o ferro (muito importante para fortalecer as defesas do nosso organismo).
  • Regula a temperatura do corpo de acordo com a temperatura externa.
  • Melhora a absorção dos nutrientes.
  • Facilita a digestão. ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Forma também o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.

Água Ajuda a Emagrecer?Vamos beber mais água hoje?

A água ajuda emagrecer quando é consumida junto com fibras solúveis como por exemplo frutas e aveia. As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, dando sensação de saciedade ao corpo. Nosso estômago fica temporariamente “enganado”, ajudando a segurar a fome.

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). É justamente no segundo caso que a ingestão de água atua favorecendo quem precisa perder peso. O estômago humano tem a capacidade limitada de dilatar até um volume de cerca de dois litros. Assim, a ingestão de líquidos ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos, aumentando a saciedade.

Vamos beber mais água hoje?Água com Gás faz Bem?

Apesar de ser vista com desconfiança, a água com gás não faz mal nenhum e, ao contrário do que muitos pensam, pode até contribuir para prevenção de doenças no estômago ou esôfago. A água com gás só faz mal se for consumida em exagero — assim como qualquer outra bebida.

Pessoas (que não tenham intolerância ao gás) podem beber esta água sem problemas, já que ela possui as mesmas propriedades de hidratação que a água natural. Quem possui problemas gastrintestinais não é aconselhável beber muito, pois o gás em excesso pode irritar as mucosas do estômago e piorar o problema.

Consumo

A água deve ser tomada entre as refeições e ao longo do dia. O consumo depende do estilo de vida de cada pessoa. Para quem pratica exercícios, por exemplo, o consumo de água deve ser maior. O ideal é que a cor da urina esteja sempre clara. O que os especialistas indicam é em torno de 2 litros diariamente.

E a água tônica?

O fato de levar o nome de “água” não tem nada a ver com água de verdade. A água tônica tem um gosto amargo, o que faz parecer que tenha pouca quantidade de açúcar. Errado. Como qualquer outro refrigerante tradicional, a água tônica é rica em açúcar e, portanto, deve ter sua ingestão controlada se há restrição aos níveis de glicose no sangue. Uma latinha da bebida tem quase 10 colheres de chá de açúcar ou 150 calorias, sendo que o consumo de açúcar em uma dieta de 2 mil calorias deve se restringir a 200 calorias por dia.

Apesar do nome, a água tônica não é uma boa opção para quem deseja se hidratar. A melhor maneira de hidratar o corpo é tomando água, ou isotônicos, que irão repor não somente a água mas também os minerais perdidos no suor. Refrigerantes, em geral, são ricos em sódio, açúcar e outros componentes que podem atrapalhar a absorção de água pelas células e que ainda podem ser prejudiciais à dieta.

E você, consome a quantidade adequada de água por dia?

Fonte: http://belezaesaude.com/agua/

Nenhum comentário

Adicione o seu